Manutenção de concertina eletrificada

Blog

Manutenção de concertina eletrificada

A concertina elétrica, ou eletrificada, é uma das melhores e mais eficientes maneiras de garantir a segurança residencial contra pessoas mal intencionadas que possam querer invadir o local. Feita de um material muito resistente, o aço galvanizado possui excelente resistência a tentativas de cortes e rompimentos e suas lâminas afiadas possuem alta capacidade dilacerante.

concertina

Somado a isso, a concertina eletrificada possui um sistema elétrico instalado que também funciona como uma barreira física de proteção. Assim, além de ser uma cerca toda eletrificada, a concertina ainda possui pontas agudas e afiadas. Se você optou por esse material para instalar em seu muro e deseja saber como fazer a manutenção desse sistema, separamos algumas informações importantes nesse post.

Como é feita a manutenção da concertina eletrificada

Antes de mais nada, é essencial frisar que quando a instalação desse sistema de segurança é feita por profissionais treinados e um material de qualidade, a concertina não precisa de muita manutenção. Recomenda-se apenas que elas não sejam instaladas em regiões litorâneas, pois a maresia pode danificar até mesmo o aço galvanizado.

Fora isso, periodicamente é importante verificar se a parte elétrica está funcionando adequadamente ou se não há algum tipo de vegetação ou galhos crescendo perto da cerca. Nestes casos, é muito importante manter a poda em dia para evitar danos à concertina. Verifique também se os fios estão frouxos ou cobertos por algum tipo de matéria orgânica, além disso, observe também se eles estão aterrados corretamente.

Antes de fazer a instalação, também é importante que você verifique se há restos de outros materiais, como pontas de ferro, hastes antigas, portões, entre outros elementos que podem prejudicar a concertina.

Recomendações para instalação de concertina

  • A cerca eletrificada não pode oferecer risco à integridade física dos usuários ou de quem venha a “tocar” nela.
  • O choque provocado por esse tipo de cerca é conhecido como choque moral, o que significa que ele possui alta voltagem e baixa amperagem. Ela é pulsativa, não queima, não deixa marcas e não faz com que os animais e as pessoas que encostem fiquem grudadas.
  • Sinalize devidamente o local a respeito da cerca e suas consequências.
  • Informe todos os moradores, funcionários e demais pessoas que ocupem a área interna da cerca da sua finalidade e periculosidade.
  • Informe os vizinhos sobre a finalidade e periculosidade da cerca.
  • Desligue o equipamento antes de regar plantas próximas a concertina dupla, bem como ao realizar a poda de árvores ou plantas.
  • Não deixe a vegetação, caso exista, tocar na cerca.

Para a instalação da sua concertina eletrificada, você pode contar com a experiência e qualidade dos produtos para segurança perimetral da Aramax. Faça seu orçamento agora mesmo e garanta a segurança da sua família.