Aço Galvanizado: o que é e por que ele é usado na concertina

Blog

Aço Galvanizado: o que é e por que ele é usado na concertina

Numa rápida pesquisa por concertina é possível encontrar inúmeras opções feitas com aço galvanizado. Mas, o que é esse material, exatamente? Aqui, explicamos do que se trata e indicamos o porquê de ele ser utilizado na confecção da concertina. Confira!

concertina

O que é o aço galvanizado?

O aço galvanizado é aquele que ganhou um revestimento de zinco durante seu processo de fabricação. Essa camada adicional tem como finalidade proteger o aço, evitando que entre em processos de corrosão / oxidação rapidamente

O zinco pode ser aplicado sobre o aço de duas formas, por eletrogalvanização ou imersão. A maneira escolhida varia de acordo com o processo produtivo de cada empresa, no entanto o resultado é sempre o mesmo.

Por que o aço galvanizado é usado na concertina?

Há um motivo especial para utilizar o aço galvanizado na confecção da concertina. As cercas feitas com esse material cortante normalmente são instaladas a céu aberto, logo, ficam suscetíveis à chuva e umidade.

A água é responsável por acelerar o processo de oxidação do aço. É justamente aí que entra aço galvanizado: o zinco torna a concertina mais resistente à corrosão, portanto, não enferruja facilmente.

Por isso, a concertina de aço galvanizado é mais resistente a danos, dura muito mais tempo, demanda menos manutenção e troca. Por esses motivos é considerada uma solução prática e econômica para montar cercamentos de segurança patrimonial e perimetral, sem deixar a eficiência de lado.

Materiais com aço galvanizado

Além de ser utilizado na fabricação da concertina, o aço galvanizado também é aplicado na produção de outros produtos tipicamente usados na construção de cercas, como a tela e o arame.

A tela de aço galvanizado e demais produtos feitos com esse material possuem características semelhantes às da concertina, como de durabilidade e resistência à corrosão, no entanto com propostas diferentes de cercamento.